sexta-feira, 10 de maio de 2013

Nada a ver: um review de algo bem diferente.

Ou: as peripécias de Julli no mundo da instalação de ROMs em seu celular Android.
Hoje me pus a experimentar o Android 4.0, Ice Cream Sandwich, em meu celular (Sony Ericsson Live With Walkman). Sempre li internet afora que era uma atualização problemática para o aparelho, que tinha alguns bugs, que tinha coisas malfeitas, e isso me deu certo medo de instalar logo de cara. Mais tarde descobri outras questões relacionadas: havia duas compilações (a .431 e a .587), e uma era mais problemática que a outra; as pessoas que reclamavam dos problemas da atualização tinham instalado pelo programa proprietário da Sony e não tinham feito root no aparelho para eliminar os programas indesejados; havia formas de solucionar os problemas usando de conhecimento de desenvolvedor.
Passei um tempo sem ligar pra isso. Até que entrei num grupo sobre o aparelho, no Facebook, em espanhol. Lá as pessoas debatem, mostram suas modificações, dão sugestões... A curiosidade surgiu, e com ela a pulga atrás da orelha. Vi que havia um jeito certo de instalar o ICS no meu celular, sem ter tantos problemas. Orientada pelas pessoas do grupo, dediquei a minha tarde de hoje a atualizar o celular e tentar ver se era esse monstro todo que diziam. E assim o fiz. Planejava passar uma semana com ele.
Aí é que vem a novidade: não aguentei nem cinco horas. Achei tudo muito esquisito. É na versão anterior, Gingerbread, que meu celular mostra todo o seu poder. Ouvi dizer que o ICS era lento: não é lento. Mas me parece no mínimo esquisito, desengonçado, parece não encaixar direito no aparelho. É inegável que a aparência muda pra melhor, e que o celular fica usável. Mas é muito diferente. Como se o Gingerbread escorregasse sem medo num tobogã e o ICS ficasse se segurando nas paredes.
Então resolvi voltar ao meu bom e velho Gingerbread que vai continuar tendo certo suporte por mais um tempo, graças aos donos de celulares "populares". Caso seja estritamente necessário, caso o suporte ao GB suma, volto ao ICS daqui a alguns meses já com todas as armas para domá-lo e usá-lo da forma mais proveitosa possível. O problema é eu me acostumar... porque tá difícil.
Em resumo: o ICS não é esse monstro todo, mas também não é maravilhoso. Não pra mim.

Este post se refere ao ICS liberado para o Sony Ericsson Live With Walkman, e não a todas as compilações do sistema no geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário